5 Dicas Para Manter a Saúde em Dia Durante as Festas de Final de Ano

Quando dezembro chega é assim: festas de confraternização na empresa e com os amigos, ceia de natal e ano novo. Difícil é não cair em tentação neste período. A palavra de ordem para as festas de fim de ano, é equilíbrio. Com moderação é tudo possível, é importante que não seja tudo de uma vez e em grande quantidade.



A verdade é que, durante as festas de fim de ano, muitas pessoas acabam prejudicando a própria saúde.

Para que você consiga aproveitar ao máximo as celebrações e ainda iniciar o novo ano com saúde e disposição não é preciso cortar a diversão, nem deixar de comer e beber tudo aquilo que você gosta. Basta não exagerar, pois todo exagero tem uma consequência que pode vir em forma de quilos a mais na balança e perda da sua qualidade de vida.

Pensando nisso, separamos alguns pontos principais em que devemos nos atentar para que nossa saúde fique estável durante essa época do ano e não nos traga nenhum tipo de problema, até porque ninguém quer ficar doente nesse período de festas, não é mesmo?

Vamos lá …

Priorize a alimentação 

Pode parecer impossível manter uma alimentação saudável no fim de ano, visto que é costume de muitas pessoas terem ceias de Natal e as festas da virada do ano cheias de comidas. Porém, nos dias que antecedem as festas, busque ter uma alimentação saudável, com pratos equilibrados e ricos em verduras e legumes.

Durante os dias de festa, o ideal é não deixar faltar no seu cardápio os alimentos naturais como frutas, sementes e saladas. Outra dica bacana é para as festas de final de ano da empresa, aproveite o momento para socializar com os colegas e amigos e não foque somente nos petiscos.

Não abuse de bebidas alcoólicas – Neste período, o consumo de cerveja, whisky, champanhe e vinhos aumentam, isso é fato, afinal, é tempo de comemorar.

Mas não abuse!

O excesso pode causar danos gravíssimos para o organismo. Se você gosta de beber durante as festas, lembre-se de se manter muito bem hidratado, tome copos de água entre os drinques, isso irá manter seu organismo hidratado e ajudará seu corpo a lidar com o álcool.

Preze pelo seu sono   

Final de ano não é tempo só para “festar”, devemos também descansar. Não deixe de dormir pelo menos 8 horas por dia, isso é essencial para o seu corpo poder descansar e a sua mente não ficar pesada. É comum querer aproveitar ao máximo as festas, porém é válido lembrar que ninguém possui um corpo de ferro e que ele precisa de descanso.

Aproveite os dias de feriado prolongado para colocar o sono em dia, descanse mais, cochile em horários não comuns e deixe seu corpo perceber que você se importa com ele, as doses de descanso são fundamentais para voltar ao trabalho renovado após as festas.

Fique atento ao calor e hidrate-se        

Com a chegada do verão e o aumento da temperatura, é importantíssimo cuidar da hidratação do corpo, uma vez que a perda de líquidos e sais minerais são maiores. Além disso, ocorre a transpiração excessiva, aumento de suor ao fazer atividades físicas e até mesmo a ingestão de alimentos contaminados que causam diarreias e vômitos.

Para evitar essa desidratação, uma boa alimentação é essencial, e o consumo de líquidos – principalmente água – é ainda mais importante. Outra dica, é fazer exercícios ao fim da tarde, ou logo no início da manhã, quando o tempo está mais fresco, e usar roupas leves durante o dia.

Esteja ciente que a sua saúde está em dia

É extremamente importante saber se a saúde está em dia, tanto a sua, quanto a da sua família e amigos. Para isso, é recomendado fazer alguns exames de rotina e checagem, para ver se está 100% bem e aproveitar esse final de ano sem ter nenhum imprevisto.

Fazer o famoso check-up de saúde nesta época é uma dica! Aproveite os momentos de folga para ir até Mix da Saúde agendar suas consultas e exames.

Começar o ano com tudo certo no que diz respeito à sua saúde já é uma grande conquista!

Essas são dicas essenciais para sabermos aproveitar o fim de ano cuidando da nossa saúde. Afinal, aproveitar o ano com responsabilidade e cuidando de nós mesmos, vai tornar as festas ainda mais especiais, até porque com a Mix da Saúde, você tem acesso à saúde de qualidade com preço justo!

Vamos lá, aproveite os momentos de folga para ir até Mix da Saúde agendar suas consultas e exames!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo